terça-feira, 21 de abril de 2009

Pandora ou a invenção da mulher

Bem, esta será a primeira de muitas histórias que serão escritas aqui no blog. Começaremos pela criação de Pandora, também conhecida como a invenção da mulher. Espero que gostem ;)


Zeus deseja separar os homens dos deuses, enviando-lhes espécies de "castigos" aos mesmos. O deus já conseguira roubar-lhes o fogo que os homens antes possuíam, ainda que Prometeu tenha roubado de volta um fogo finito e que necessitava ser alimentado por lenhas e outros objetos para que ele se mantivesse. Zeus também roubou-lhes o trigo, e os alimentos a partir de então precisariam ser obtidos através da colheita.
Mas Zeus não estava satisfeito: ele queria impor mais uma humilhação aos homens, de forma que a desgraça deles fosse completa. Reuniu alguns deuses, tais como Hefesto(deus da metalurgia, do fogo e dos metais), Afrodite(deusa do amor e da beleza) e Atenas(deusa da
sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa), e outras divindades menores, e juntos forjaram Pandora, a primeira mulher humana, belíssima, com roupas escolhidas pelos próprios deuses para completar sua beleza e deixá-la tão bonita a ponto de qualquer homem que a visse ficasse apaixonado.
Contudo, apesar de toda sua aparência inspirada nas próprias deusas já existentes, concedendo-lhe uma aparência igualmente divina, Pandora também foi dotada da habilidade de mentir, esconder suas emoções, manipular os homens. Epimeteu, irmão de Prometeu, foi a vítima de Pandora, que chegou à sua casa e em pouco tempo deixou Epimeteu apaixonado. E assim tem início toda a desgraça do homem.
As mulheres seduzem os homens e o tornam seus maridos. Estes, então, se veem escravos dela, trabalham para conseguir alimento para esses seres mentirosos e manipuladores, com um apetite interminável que mal deixa alimento para o o homem. A mulher cansa os homens, os envelhecem, adoecem, fazem-nos morrer dia após dia. Pandora deu início a toda essa geração de mulheres, o pior castigo de Zeus para os homens. Os homens tentam resistir a isso, não se casar com elas, mas a mulher, ao mesmo tempo que traz tantas coisas ruins, é quem gera seus filhos. Um homem sem uma mulher não teria a quem repassar tudo o que conquistou até o momento de sua morte, morreria e seus bens ficariam abandonados para quem o quisesse; um homem sem uma mulher não poderia continuar sua geração, sua família.
Como se não bastasse, Zeus, em um último ato sobre os homens já desgraçados, sopra para Pandora para que ela abra um vaso escondido na casa de Epimeteu, um vaso escondido entre outros tantos da casa. Pandora obedece, abre o vaso rapidamente e o fecha em seguida, e libera todos os males existentes hoje no mundo, pois é isso que o vaso continha. Ao fechá-lo, a única coisa que permanece no vaso é elpís, ou seja, a esperança, a expectativa do que vai acontecer.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

1ª postagem

Esse é um teste para o blog que acabamos de criar.
Aqui trataremos das historias contidas no livro : O universo, os deuses, os homens- Jean-Pierre Vernant.