quinta-feira, 4 de junho de 2009

Perseu

Ao ser informado pelo oráculo que sua filha lhe daria um neto, e este o mataria, imediatamente, rei de Argos, Acrísio, aprisiona Danae para que não tenha filhos. Porém, Zeus a desejava, e unindo-se à princesa em forma de chuva de ouro, gera Perseu. O rei, inconformado, lança mãe e rebento ao mar, a fim de que se afogassem.
Novamente Zeus entra em cena mandando ventos favoráveis fazendo com que a arca de madeira na qual se encontravam chegassem à costa de uma ilha, onde seu rei os acolhe. Perseu cresce forte e corajoso e quando o rei começa a fazer investidas amorosas à mãe, promete levar-lhe a cabeça de Medusa.
Perseu teve ajuda de deuses, como Hades e Atena, que lhe dá uma espada e um escudo. Com enorme precisão nos movimentos, rouba o único olho que era compartilhado pelas Gréias, as quais dizem onde as Górgonas estão. Perseu encontra Medusa e, evitando, com o escudo, ver seu olhar, que transforma quem o vê em pedra, a mata. Com um capacete que o tornava visível, dado pelas ninfas, o jovem escapa da fúria de suas irmãs.
A caminho de casa, Perseu salva uma princesa chamada Andrômeda e a torna sua esposa. De volta à ilha onde foi criado, o jovem transforma o rei e seus seguidores em pedra, utilizando a cabeça de Medusa. Com sua mãe, volta a Argos, onde seu avô Acrísio havia sido destronado e o restabelece como rei. Porém, pouco tempo depois, o mata com um disco, durante os jogos que celebravam, cumprindo a profecia.


Maria Eugênia Deungaro

2 comentários: